quarta-feira, 4 de março de 2020

Bernie e o Biotariado




Fonte da fotografia: Becker1999 - CC BY 2.0
É útil lembrar que a revolução é claramente sancionado nos Estados Unidos em um dos documentos fundamentais da nação, a Declaração de Independência, publicados pelo Segundo Congresso Continental, e agora celebrada a cada 04 de julho th .
Seu segundo parágrafo começa com a estrofe familiar:
“Consideramos essas verdades evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais a vida, a liberdade e a busca da felicidade - que para garantir esses direitos, Os governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados, de que sempre que qualquer forma de governo se torna destrutiva desses fins, é direito do povo alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, sua Fundação em tais Princípios, e organizando seus Poderes de tal forma que, a eles, pareça mais provável que afetem sua Segurança e Felicidade. ”
Portanto, não se preocupe com 'Liberty' e 'Perseguição da Felicidade'. Vamos nos ater à 'Vida'. Para ficar claro, neste momento de catástrofe ambiental, 'Vida' deve incluir não apenas a vida humana, mas toda a vida. É neste espírito de inclusão, de holismo, que o acadêmico e poeta de Cambridge, Drew Milne, elaborou uma réplica ao início textual reverenciado desta nação:
“Nós, o Biotariado, não consideramos verdades humanas evidentes, reconhecendo que todos os seres humanos dependem mutuamente de formas de vida não reconhecidas, que são dotados por sua genealogia de certas responsabilidades pesadas, entre as quais a Biosfera, o Solar. Comuna e promoção mútua da Simbiose Pacífica. Para garantir essas responsabilidades, as alianças são reunidas entre os seres humanos, derivando sua vitalidade duradoura não apenas das vontades humanas, mas também da continuidade de todas as espécies. Que sempre que qualquer forma de Corporação se torna destrutiva para esses fins, é dever do povo alterá-la ou liquidá-la e instituir novas formações e alianças, colocar suas perspectivas em tais princípios e organizar suas formas de acordo com o melhor de seu entendimento científico parecerá mais provável de afetar sua segurança e felicidade. A sustentabilidade, de fato, exige que as empresas estabelecidas há muito tempo não sejam alteradas por causas leves e transitórias; e, consequentemente, toda a experiência demonstrou que os humanos estão mais dispostos a sofrer, enquanto o aquecimento global parece inevitável, do que pegar em armas contra as forças às quais estão acostumados. Mas quando uma longa mancha de Poluição Industrial e Inovação Tecnológica, perseguindo invariavelmente o mesmo Motivo de Lucro, evidencia um projeto para levá-las à extinção de espécies, é de sua responsabilidade, é seu dever, expulsar essas Corporações e fornecer novas regulamentações. estruturas para futura simbiose ". exige que as empresas estabelecidas há muito tempo não sejam alteradas por causas leves e transitórias; e, consequentemente, toda a experiência demonstrou que os humanos estão mais dispostos a sofrer, enquanto o aquecimento global parece inevitável, do que pegar em armas contra as forças às quais estão acostumados. Mas quando uma longa mancha de Poluição Industrial e Inovação Tecnológica, perseguindo invariavelmente o mesmo Motivo de Lucro, evidencia um projeto para levá-las à extinção de espécies, é de sua responsabilidade, é seu dever, expulsar essas Corporações e fornecer novas regulamentações. estruturas para futura simbiose ". exige que as empresas estabelecidas há muito tempo não sejam alteradas por causas leves e transitórias; e, consequentemente, toda a experiência demonstrou que os humanos estão mais dispostos a sofrer, enquanto o aquecimento global parece inevitável, do que pegar em armas contra as forças às quais estão acostumados. Mas quando uma longa mancha de Poluição Industrial e Inovação Tecnológica, perseguindo invariavelmente o mesmo Motivo de Lucro, evidencia um projeto para levá-las à extinção de espécies, é de sua responsabilidade, é seu dever, expulsar essas Corporações e fornecer novas regulamentações. estruturas para futura simbiose ". do que pegar em armas contra as forças a que estão acostumados. Mas quando uma longa mancha de Poluição Industrial e Inovação Tecnológica, perseguindo invariavelmente o mesmo Motivo de Lucro, evidencia um projeto para levá-las à extinção de espécies, é de sua responsabilidade, é seu dever, expulsar essas Corporações e fornecer novas regulamentações. estruturas para futura simbiose ". do que pegar em armas contra as forças a que estão acostumados. Mas quando uma longa mancha de Poluição Industrial e Inovação Tecnológica, perseguindo invariavelmente o mesmo Motivo de Lucro, evidencia um projeto para levá-las à extinção de espécies, é de sua responsabilidade, é seu dever, expulsar essas Corporações e fornecer novas regulamentações. estruturas para futura simbiose ".
Assim, a justa causa de rebelião estabelecida pela Declaração de Independência leva Milne a argumentar, escrevendo no estilo literário do final do século XVIII do documento original, que o aquecimento global e a extinção de espécies são agora causas inteiramente válidas para a derrubada das estruturas existentes. poder - que ele identifica como 'Corporações'. Essa é uma "Declaração de Interdependência Simbiótica", sugerindo que tudo o que podemos reivindicar como nossa "independência" é totalmente hipotecado para a existência contínua de outras formas de vida.
Temos a sorte de viver em uma nação onde um de seus textos fundamentais permite a revolução em andamento. Se realmente acreditamos no excepcionalismo deste país, agora é certamente o momento de agir sobre a oportunidade legada ao povo dos Estados Unidos pelos Pais Fundadores. É muito cedo, em 2020, ungir Bernie Sanders como o agente da segunda vinda da revolução?
Primeiro, algumas atribuições e uma definição. A peça de Drew Milne, “Os Makings do Biotariat”, é citada em Mckenzie Wark's, Capital is Dead , 2019, e uma nota de rodapé menciona que é “inédita, citada com permissão”. A palavra 'biotariat' foi cunhada por Stephen Collis, um poeta canadense que ensina na Universidade Simon Fraser em Burnaby, BC. Aparece primeiro em seu poema, To the Barricades , 2013. Nele, ele escreve: “A próxima revolução / é o que a cultura ensinará / nós podemos e não podemos fazer / como um ciclo de feedback do sistema / agarrando a bandeira vermelha / garra de papoula de esporos / do biotariado ”. Em um blog agora extinto , ele oferece a seguinte definição:
“O  biotariado : a porção da existência que é incluída como um“ recurso ”por e para aqueles que dirigem e se beneficiam da acumulação de riqueza. Então: trabalhadores e plebeus; a maioria dos animais e plantas, incluindo árvores e ecossistemas de florestas e prados; água; terra, conforme provê e possibilita a vida biológica; minerais que se encontram sob a superfície da terra; “resíduos” e “sumidouros” comuns também, nos quais são derramados os resíduos da produção e uso de recursos - a atmosfera e os oceanos. É tão grande. A vida fechada e explorada deste planeta . ”
Alguns anos depois, Collis revisa a coleção de poesia de Drew Milne chamada Lichen for Marxists , publicada pela Cambridge Literary Review, verão de 2017. Ele começa escrevendo: “Andei lendo Jason W. Moore, Capitalismo na Web da Vida, um livro que teoriza a ascensão do Biotariato ”. Ele continua citando Moore: “Todos os limites ao capital emergem historicamente, das relações dos seres humanos com o resto da natureza. E em igual medida, todos os projetos para a libertação da humanidade e de nossos vizinhos no planeta Terra também. ”
O biotariado esteve conosco o tempo todo, mas é nosso crescente senso das relações simbióticas inerentes ao que Moore chama de "teia da vida", juntamente com a injeção da análise marxista, que fala dos fundamentos extrativos e compreensivos do capitalismo, isso nos dá uma noção completa do neologismo de Collis. É claro que existe um cheiro inconfundível de 'proletatariado' no 'biotariado' - o primeiro veículo histórico para a revolução e o segundo meio para uma futura transformação global. Em seus respectivos nomes, cadeias antigas podem ser soltas ou corporações descartadas.
Em seu ensaio, a visão do comunismo de MarxBertell Ollman escreve: "Não se pode descrever o comunismo porque está para sempre no processo de se tornar". Ele cita Marx: "Não antecipamos o mundo dogmaticamente, mas desejamos encontrar o novo mundo através de críticas ao antigo". As circunstâncias de meados do século XIX nos estados avançados e industrializados do norte da Europa provocaram uma resposta revolucionária de Marx, fundamentada em sua análise da dinâmica de um capitalismo recém-insurgente. Após um século e meio de pilhagem cada vez mais violenta e a marginalização incremental do mundo natural, a noção de biotariado nos leva a buscar solidariedade, não com um proletariado industrial viciado, mas, como escreve Collis, ecoando Donna Haraway, com “colaboração”. coletivos interespécies "ou" alguma forma de relações sociais e ajuda mútua interespécies ". Em um mundo novo,
Marx nunca descreveu a sociedade que era o objetivo final de sua revolução. Mas ele acreditava que os antagonismos de classe então existentes acabariam por se transformar em uma vitória socialista. Como Ollman sugere, a revolução comunista inicialmente tenta derrubar as atuais condições existentes - sua visão utópica irrevogavelmente ligada às premissas que deve transcender. Como a de Marx, a visão de Sander não se baseia na engenharia de porcas e parafusos do futuro, mas em uma crença no poder transformador de um movimento para alcançar fins utópicos - concebidos em oposição aos déficits do presente. Ele não promove mexer com as regras misteriosas do Senado, como derrubar a regra dos criminosos, porque acredita em um dia em que seu movimento entregará uma democracia que não está mais presa a instituições nascidas a partir do século XVIII.
O movimento de Sanders, construído sobre as idéias conjuntas de assistência infantil gratuita, educação gratuita, um imposto de renda altamente progressivo, limitando o poder das corporações, tornando a economia ecológica e a assistência universal à saúde, é paralelo a muitos dos elementos da agenda de Marx - embora os pontos do filósofo foram inevitavelmente expressos em termos da segunda metade do século XIX. A versão de Marx de esverdear a economia, por exemplo, foi concebida como praticando um rigoroso programa de melhoria do solo, semelhante à permacultura. Ele propôs a abolição dos bancos, e não das corporações, e sua análise dos cuidados com a saúde se baseou nos impactos ambientalmente prejudiciais da industrialização sobre a classe trabalhadora britânica, de modo que ele considerava a saúde precária endêmica dos processos do capitalismo.
Nos Estados Unidos, a permissão para a revolução é concedida por um documento, escrito em 1776, que foi o produto do fervor revolucionário anti-aristocrático de sua época. Somente em 1848, o grande ano das revoluções européias, o Manifesto Comunista seria publicado. Agora, é a terrível condição da democracia americana e do planeta que exige uma renovação da agência revolucionária. Neste país, podemos esperar que Bernie arranque a revolução dos destroços de nossos documentos fundamentais, extraindo primeiro o imprimatur oferecido pela Declaração de Independência? Globalmente, a renovação pode se unir em torno de uma consciência planetária expandida, expressa na idéia do biotariado, que permanece, no momento, uma palavra presa na poesia pouco lida e nos blogs obscuros?
É o estranho gênio de Drew Milne que ele deveria ter criado um grito do coração que funde ambas as circunstâncias potenciais em um parágrafo de possibilidades quase infinitas.
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John Davis é um arquiteto que vive no sul da Califórnia. 

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